A utilização da água, seja para uso geral ou consumo humano, é regulada por legislação específica e monitorada por órgãos estaduais e municipais. O objetivo final é garantir o controle de qualidade da água para consumo humano e da poluição, visando o respeito ao meio ambiente, ao usuário e à perenidade do uso da fonte.
O Bachema possui a acreditação NBR ISO/IEC 17025 e a capacidade técnica para a realização de serviços de amostragem e análise da qualidade da água doce, salina e salobra. A atuação principal do laboratório é na análise de água doce – subterrânea e superficial, oferecendo um escopo completo de análises físico-químicas, tais como:
- VOC – compostos orgânicos voláteis;
- SVOC – compostos orgânicos semivoláteis;
- TPH – hidrocarbonetos totais de petróleo;
- PAH – hidrocarbonetos policíclicos aromáticos;
- PCB – bifenilas policloradas;
- pesticidas organoclorados e fosforados;
- metais pesados;
- sais e ânions;
- pH, entre outros.
Atendendo integralmente às legislações vigentes, o Bachema oferece a seus clientes os resultados mais confiáveis de parâmetros de qualidade da água para as seguintes matrizes:
Águas subterrâneas
O Bachema realiza análise de água subterrânea proveniente de poços artesianos (tubulares profundos ou não) e poços de monitoramento, com o objetivo de garantir a proteção dos aquíferos durante toda a vida útil do poço.
O poço artesiano deve ter uma avaliação frequente ao que se refere aos padrões de qualidade de água subterrânea, sendo que as legislações a serem cumpridas ao longo da vida útil do poço são:
- Portaria DAEE no 717, de 12/12/1996, relativa à Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos, ou seja, na construção do poço – o relatório técnico para a obtenção da outorga de perfuração e funcionamento do poço deve incluir análises de parâmetros físico-químicos e biológicos da qualidade da água;
- DD no 256/2016/E, de 22/09/2016, da CETESB – Valores Orientadores para Solo e Água Subterrânea no Estado de São Paulo;
- Resolução CONAMA no 396, de 03/04/2008 – dispõe sobre a classificação e as diretrizes ambientais para o enquadramento, a prevenção e o controle da poluição das águas subterrâneas;
- Portaria de Consolidação MS-GM no 5 (antiga portaria 2914) – dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância dos parâmetros de qualidade da água da de poços artesianos para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
- Resolução CONAMA nº 420, de 28/12/2009 – dispõe sobre critérios e concentrações de substâncias químicas que fornecem orientação sobre a qualidade e as alterações do solo e da água subterrânea.
Águas superficiais
São águas provenientes de rios, riachos, lagoas, lagos e córregos, tecnicamente chamados de corpos de água. A Agência Nacional das Águas (ANA) classifica os corpos de água conforme a meta de qualidade e a utilização pretendida.
O Bachema realiza análises de águas superficiais de acordo com as seguintes legislações:
- Resolução CONAMA no 357, de 17/03/2005 – dispõe sobre a classificação e as diretrizes ambientais para o enquadramento dos corpos de água superficiais e as condições e padrões de lançamento de efluentes;
- Resolução CONAMA no 430, de 13/05/2011 – dispõe sobre condições, parâmetros, padrões e diretrizes para a gestão do lançamento de efluentes em corpos de água receptores.
Dependendo da utilização da água (ex.: consumo humano), a atividade usuária deve seguir também as legislações pertinentes.
Água para o consumo humano e seu padrão de qualidade da água
É obrigatória a análise de potabilidade de água destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e higiene pessoal, independentemente de sua origem.
O Bachema realiza análise de água para consumo humano de acordo com as legislações que controlam ao padrão de qualidade da água, tais como:
- Portaria de Consolidação MS-GM no 5 (antiga portaria 2914) – dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância do índice de qualidade da água de poços artesianos para consumo humano e seu controle de qualidade da água;
- Resolução SS 65, de 12/04/2005 – estabelece os procedimentos e as responsabilidades relativos ao controle e à vigilância da qualidade da água para o consumo humano no Estado de São Paulo e dá outras providências.
Amostragem de águas
O Bachema oferece também serviços de amostragem de água, reforçando a credibilidade e a qualidade de tais serviços, desde a coleta até a entrega dos resultados analíticos. As metodologias de análise são acreditadas pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação), conforme os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC nº 17025, para:
- Águas superficiais;
- Água para consumo humano;
- Minas e poços artesianos;
- Águas subterrâneas.
O Laboratório Bachema Serviços Analíticos Ambientais Ltda se preocupa com a redução dos impactos ambientais e a sustentabilidade através do seu compromisso com a preservação do meio ambiente. Consolidou-se no mercado como laboratório padrão para: Serviços de Análises de Água Doce, Águas Salobras e Salinas, Águas Superficiais e Subterrâneas e Água para o consumo humano; Serviços de Amostragem de Efluentes Líquidos de estações de tratamentos de efluentes; Serviços de Caracterização de resíduos; Análises em amostras de efluentes gasosos; Coleta e Análises Físico-Químicas de Solo e Sedimentos exigidos em processos de reabilitação de áreas contaminadas e monitoramento ambiental; Análises de Resíduos Sólidos quanto aos riscos ao meio ambiente e sua classificação garantindo a destinação apropriada; Análise, Identificação e Quantificação da presença de fibras de amianto em materiais como telhas, caixas de água, lonas de freio e no ar em remoção de materiais obras, em desativação de fábricas; Realização dos Ensaios de Tratabilidade ou Ensaios de Bancada e Piloto visando avaliar a viabilidade das técnicas de remediação a serem implementadas em áreas contaminadas; Análises de Conformidade segundo Portaria de Consolidação de nº 5, valores orientadores CETESB para Solos e Águas Subterrâneas para o Estado de São Paulo, Resolução CONAMA nº 357 e nº 430, Art.18 & Art.19A e ABNT NBR 10004:2004.
© 2020 Bachema, todos os direitos reservados – Política de Privacidade – Site Map